domingo, 24 de julho de 2016

Camilo é vaiado ao lado de deputado Osmar Baquit ao entregar Raio à população

A aprovação do governador Camilo Santana (PT) despencou a patamares assustadores no Ceará diante da sua incapacidade de dar respostas ao aumento da violência. Hoje (23), Camilo foi vaiado, ao lado do deputado estadual Osmar Baquit, ao entregar o Raio, na cidade de Quixadá.
Constrangido, Camilo tentou discursar, mas as vaias impediam a fala. Esse episódio é simbólico e retrata a realidade que o Governador passará a viver e enfrentar no Estado em suas visitas a obras e também nas festas de inauguração. Não há mais paciência do povo do Ceará com o desastre administrativo de Camilo no Abolição.
O cerimonialista do Abolição tentou abafar as vaias a Camilo. Fracassou! Quem também não conseguiu discursar em sua terra foi o deputado estadual Osmar Baquit. Indignado, Baquit, sob os protestos populares, passou a criticar a população por ser ingrata com ele e com Camilo.
As cenas ocorridas hoje em Quixadá revelam que não há outra solução para Camilo que não seja demitir os secretários de Segurança, Delci Teixeira, e de Justiça, Helio Leitão, e promover uma reforma nas duas áreas, além de mudar o comando da Comunicação, sob responsabilidade de Chagas Vieira. O trio de secretários deve ser demitido. Só assim o Governo Camilo terá uma chance de recomeçar.
Camilo Santana, através do perfil no Instagram, preferiu ignorar as vaias da população e agradeceu o "carinho" do povo de Quixadá.

Cearense preso por suspeita de terrorismo planejava fabricar bombas para explodir durante Rio-2016

cearense Daniel Freitas Baltazar, preso pela Polícia Federal na Operação Hashtag, planejava, segundo investigação, construir bombas para explodir em atentado terrorista durante os Jogos Olímpicos na Rio de Janeiro.
A Operação investiga 14 suspeitos de planejar atos terroristas no evento esportivo. No total, já foram 11 brasileiros presos na ação, um ainda está foragido. A PF já divulgou o nome dos 13 alvos da iniciativa, porém manteve a identidade do 14º, por ser menor de 18 anos.
FBI
As informações sobre uma suposta célula terrorista ligado ao Estado Islâmico, que motivou a Operação Hashtag, partiu do FBI, agência americana de investigação.
O órgão chegou a encaminhar um documento ao governo brasileiro avisando que pelo menos seis pessoas faziam apologia ao grupo terrorista e apresentavam características extremistas.
Os seis indicados pela agência americana estão presos.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Ex-prefeito de Santa Quitéria é condenado por abuso de poder político e se torna inelegível por oito anos

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará condenou nesta segunda-feira (18) o ex-prefeito de Santa Quitéria, Francisco das Chagas Magalhães Mesquita, por abuso de poder político e conduta velada, durante a campanha das Eleições de 2012, quando concorreu à reeleição e ficou em terceiro lugar na votação.
Por unanimidade, a Corte do TRE-CE, manteve a sentença de 1º grau, na Ação de Investigação Eleitoral nº 298-33, cuja relatora foi a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, que condenou o ex-prefeito a 8 anos de inelegibilidade, a contar da data da eleição de 2012, e multa de 6 mil UFIRs.

Chefe do PCC no Ceará revela na Polícia Federal ter pago propina a delegados e oficiais

Uma denúncia bombástica foi revelada à Polícia Federal no Ceará por um homem preso  pelo envolvimento com o tráfico de drogas e armas no eixo Rio Grande do Norte-Ceará e conexões no Paraguai. Em declarações na sede da PF, após a deflagração da “Operação Cardume”, em setembro do ano passado, o bandido, que é um dos dirigentes da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital, o PCC, revelou uma rede de pagamento de propina milionária a  delegados e coronéis -  agentes da Segurança Pública do Estado. Os nomes apontados pelo suspeito permanecem em sigilo, mas a delação implodirá o Governo Camilo Santana.
O homem que decidiu delatar os agentes aliciados pelo crime e recebedores do dinheiro “sujo” do tráfico chama-se Lindoberto Silva de Castro, conhecido pelo apelido de “Louro”, natural de Cascavel (a 53Km de Fortaleza) que atuava como empresário de “fachada” do ramo de  exportação de camarão no Litoral Leste do Ceará.  Na verdade, segundo a PF,  trata-se do líder de uma quadrilha local subordinada ao PCC. Além do tráfico de drogas, o grupo teria envolvimento com o contrabando de fuzis e assaltos a bancos.
Milhões
Preso em outubro do ano passado, “Louro” teria feito a confissão na PF, apontando delegados da Polícia Civil cearense  e oficiais da Polícia Militar como beneficiários do dinheiro do tráfico. Ou seja, tais agentes constavam na extensa lista da propina do PCC no Estado. Há a acusação por escrito que um delegado da Polícia Civil teria recebido um repasse de R$ 4 milhões. Outro teria usado uma construtora como “fachada” para lavar a propina. Os suspeitos não foram ainda ouvidos pela PF. Mas, a sigilosa investigação avança.  
Antes de sua captura pela Polícia Federal, no ano passado, “Louro” havia sido preso outras duas vezes em 2012. A primeira, quando foi interceptado em seu Corolla na rodovia estadual CE-040, no Eusébio, sendo abordado por inspetores da Delegacia de Narcóticos (Denarc).
Naquela ocasião, “Louro” acabou preso em flagrante com 29 quilos de maconha, na companhia de um pastor evangélico e de outros dois homens, todos identificados como Gleidiano Mafarre da Silva Lima, 26 anos, natural de Angicos (RN), e que seria o pastor; Marciano do Nascimento Alves, 29 anos, natural de Cascavel, e que se identificou como jardineiro; e Antônio Marcos Gomes Monteiro, 34, natural de Natal (RN).
Ainda em 2012, depois de ser libertado, “Louro” voltou a delinqüir e acabou preso após envolvimento no assalto a um banco na cidade de Palhano, no Vale do Jaguaribe (a 163Km de Fortaleza). Passou pouco tempo preso e logo voltou a agir no tráfico.
Conforme o delegado Janderlyer de Lima,chefe  da Delegacia de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Decor), todo o armamento que a quadrilha do bandido “Louro” usava foi trazido do Paraguai.
Camilo
A delação de “Louro” tende a agravar a crise na Segurança Pública do Governo Camilo Santana. A relação dos suspeitos de envolvimento com a propina do PCC é mantida em segredo.
No último mês de maio, o juiz  Danilo Fontenelle, titular da 11ª Vara Criminal da Justiça Federal no Ceará, acatou um requerimento do Ministério Público Federal (MPF) e determinou que "Louro" fosse recolhido a uma ala especial de segurança máxima da Penitenciária da Pacatuba destinada a presos que correm risco de morte.


quinta-feira, 30 de junho de 2016

Urgente: Dois policiais militares são mortos e um baleado no município de Quixadá

Um tiroteio entre policiais militares com bandidos durante a tarde desta quinta-feira, 30, no distrito de Juatama no município de Quixadá, deixou dois policiais militares mortos e um baleado. Um em estado muito grave.

Conforme as primeiras informações, uma grande mobilização policial está sendo deslocada para prender os criminosos. Um Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas- CIOPAER já foi acionado.

A informação foi confirmada pelo Comando da Policia.

Detalhes em instante

Universitário é assaltado e baleado por uma dupla na cidade de Quixadá

Um assalto deixou um  jovem gravemente ferido, nesta terça-feira (28), no Município de Quixadá, na Região do Sertão Central do Ceará (a 154Km de Fortaleza).  O rapaz estava no Centro da cidade quando foi atacado por bandidos no momento em que se dirigia a um restaurante para jantar.
O crime ocorreu por volta de 19 horas. A vítima foi identificada como Renato Isaías, 23 anos, estudante do curso de Engenharia Ambiental, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).  Ele caminhava pela Rua Basílio Pinto e ao chegar nas proximidades do Mercado Central da cidade, foi surpreendido e atacado por dois homens que estavam em uma motocicleta e usavam capacetes.
O ladrão que estava na garupa anunciou o roubo e o rapaz teve que entregar todos os pertences. Mas, ainda assim, na hora de iniciar a fuga, o assaltante atirou. O rapaz foi atingido com um tiro no tórax e encaminhado, inicialmente, por uma patrulha da PM para a Unidade Hospitalar Eudásio Barroso. Depois, acabou transferido para o Hospital e Maternidade Jesus, Maria e José, onde foi submetido a uma cirurgia e continua em observação.
A Polícia faz diligências para tentar localizar os assaltantes. No entanto, estudantes que cursam faculdades no período da noite contam que estão sendo alvo de constantes assaltos na cidade de Quixadá. Muitos fazem relatos de ataques na hora em que seguem para as aulas ou no retorno para casa.
Diariamente, são registrados assaltos na cidade de Quixadá. O último deles aconteceu em um laboratório. A Polícia não tem, ainda, pistas dos criminosos.

Polícia Federal deflagra 'Operação Tabela Periódica' no Ceará e mais oito Estados

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (30) a Operação Tabela Periódica, considerada um desdobramento da Lava-Jato. A ação acontece no Ceará, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Espírito Santo. O objetivo é investigar crimes de cartel, fraude em licitações, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro em obras da ferrovia Norte-Sul.
Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva - quando os investigados são levados para prestar depoimentos. A operação decorre do acordo de leniência que a Camargo Corrêa fechou com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com a anuência do Ministério Público Federal de Goiás (MPF/GO).

terça-feira, 28 de junho de 2016

Resgate de presos na cadeia pública de Jaguaretama seguindo de duplo homicídio

Um grupo fortemente armado atacou, na madrugada desta terça-feira (28), o prédio onde funcionam conjuntamente a Cadeia Pública e a sede do Destacamento da Polícia Militar da cidade de Jaguaretama, na região do Vale do Jaguaribe (a 241Km de Fortaleza). Depois de disparar vários tiros, os criminosos conseguiram invadir a unidade e sequestrar dois dos 21 presos ali confinados. Horas depois, os dois detentos foram encontrados mortos.
O resgate seguido de execução sumária teve como vítimas dois bandidos integrantes de uma quadrilha familiar cujo líder seria o assaltante e pistoleiro William Huaine Diógenes Cintra, atualmente recolhido na penitenciária federal de segurança máxima de Catanduvas, em Santa Catarina, tamanha a sua periculosidade. Os dois mortos foram identificados como Sadan Diógenes Cintra, 21 anos; e Jânio Diógenes, irmão e primo, respectivamente, do chefe da quadrilha.
Os dois foram resgatados da cadeia e levados para fora da cidade por cerca de 10 homens armados que ocupavam dois carros, sendo um deles provavelmente um modelo HB20 prata. Quando o dia amanheceu, a Polícia recebeu a informação de que os corpos dos dois detentos haviam sido encontrados por agricultores moradores da localidade de Torrões, na zona rural de Jaguaretama, distante cerca de 12 quilômetros da sede municipal. Estavam à cerca de 150 metros de uma estrada vicinal e apresentavam muitos tiros.


FONTE Fernando Ribeiro

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Homens atiram contra prédio do INSS em Sobral

A Polícia Militar da cidade de Sobral investiga disparos contra uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na cidade. Segundo informações da Polícia no município, dois homens em uma moto na noite desse domingo (26/06) passaram atirando contra o prédio, na região norte do estado. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o vigilante que estava no local, o crime aconteceu por volta de 20h30. Ele não conseguiu identificar os autores. Os homens realizaram dois disparos, que atingiram, mas não estilhaçaram a vidraça. O atendimento na agência ocorre normalmente nesta segunda-feira (27).
A gerência executiva do INSS informou que iria fazer um boletim de ocorrência e repassar para a superintendência, no Recife. A gerência acredita que a ação tenha sido um ato de vandalismo, e não por parte de algum segurado insatisfeito.
A PM em Sobral investiga e busca testemunhas e imagens que possam ter registrado a ação.

Investigado por fraude em fundos de pensão, amigo de Cunha se entrega à PF

Procurados desde a última sexta-feira, 24, por desvios de R$ 90 milhões nos fundos de pensão Petros e Postalis, os empresários Ricardo Magro e Carlos Alberto Peregrino da Silva se entregaram na manhã desta segunda-feira, 27, à Polícia Federal do Rio. Os dois eram ligados ao Grupo Galileo, investigado na Operação Recomeço, deflagrada na última sexta-feira pelo Ministério Público Federal (MPF). Magro também é amigo e ex-advogado do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).
Magro estava nos Estados Unidos e se entregou nesta manhã após desembarcar no aeroporto internacional do Rio. Seu nome já integrava a lista de procurados da Interpol, após ser considerado foragido desde a última sexta-feira. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), ele cumpre prisão temporária de cinco dias e deverá prestar depoimento às autoridades que investigam fraudes e desvios de recursos dos fundos de pensão para a aquisição de títulos financeiros do Grupo Galileo.
O empresário também é dono da Refinaria de Manguinhos, no Rio, investigada por sonegação fiscal, e é ligado a uma rede de empresas offshores em paraísos fiscais revelada pelo Panama Papers. Magro tem relações políticas que serão investigadas pela operação. Além da proximidade com o deputado afastado Eduardo Cunha e com políticos do PMDB do Rio, Magro mantinha relações com Marcelo Sereno, que foi chefe de gabinete de José Dirceu quando era ministro da Casa Civil no governo do ex-presidente Lula.
Além do empresário, o ex-diretor do Grupo Galileo Carlos Alberto Peregrino da Silva também se entregou nesta manhã à Polícia Federal. A prisão temporária dos dois suspeitos foi decretada na última sexta-feira pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio, que investiga crimes de gestão fraudulenta, desvio de recursos de instituição financeira, associação criminosa e negociação de títulos sem garantia.
A operação investiga fraude na aquisição de títulos financeiros do Grupo Galileo, que administrava universidades particulares do Rio. Segundo o MPF, em 2010 o grupo emitiu títulos para a recuperação de uma universidade no valor de R$ 100 milhões. Os recursos, entretanto, não teriam sido aplicados na administração da empresa, que decretou falência cerca de três anos depois. Os procuradores ainda investigam o destino dado aos recursos desviados.
Três pessoas foram presas na operação na última sexta-feira, entre elas o ex-diretor Financeiro do fundo Postalis Adilson Florêncio da Costa. Outras duas pessoas ainda são consideradas foragidas. Ao todo, foram expedidos sete mandados de prisão preventiva, além de busca e apreensão em 12 endereços em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Os suspeitos e outras 39 pessoas tiveram bens bloqueados no valor total de R$ 1,35 bilhão.
Além da operação sobre o Grupo Galileo no Rio, há outras sete investigações sobre o Fundo Postalis em curso no MPF do Distrito Federal. Além desses procedimentos, outros 28 investimentos realizados por fundos de pensão de empresas estatais são alvo de investigação do Ministério Público Federal. Há negócios dos fundos da Petros, Previ e da Funcef, ligados às empresas Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, respectivamente. Um grupo de trabalho foi montado na última semana para apurar os casos, selecionados por suspeitas de irregularidades nos valores envolvidos.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Presos ignoram a Força Nacional de Segurança e fogem da CPPL 5, em Itaitinga

A presença de tropas da Força Nacional de Segurança (FNS) no Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, não impediu que uma nova fuga ocorresse ali durante a madrugada deste sábado (18).  Na semana, foram 10 fugas, com 65 foragidos no Sistema Penal e delegacias do Ceará.
Pelo menos, sete detentos que estavam recolhidos na Casa de Prisão Provisória da Liberdade Cinco (CPPL 5) - ainda não inaugurada mas já ocupada por mais de 500 presos – escaparam utilizando “teresas”, que são cordas feitas com pedaços de pano. Eles teriam, escalado a muralha e se embrenhado no matagal, chegando até as margens da BR-116.
No entanto, um cerco foi montado pelas polícias Militar, Rodoviária Federal e pela própria Força Nacional de Segurança. O Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) também deslocou unidades para a caça aos foragidos.
Mas foram patrulhas da PRF as responsáveis pela recaptura de seis dos sete fugitivos. O último foragido ainda está sendo procurado.
Fugas
Com a ocorrência registrada na madrugada deste sábado, subiu para 10 o número de ocorrências de fuga em apenas uma semana, com um total de 65 presos foragidos.
Veja o resumo das fugas na semana:
Cadeia Pública de Pedra Branca (4 foragidos)
Cadeia  Pública de Trairi (3 foragidos)
Cadeia Pública de Fortim (1 foragido)
Cadeia Pública de Limoeiro do Norte (2 foragidos)
Cadeia Pública de Pindoretama (2 foragidos)
Cadeia Pública de Bela Cruz (4 foragidos)
Cadeia Pública de Massapê (6 foragidos)
Delegacia 15º DP/Cidade 2000/Capita (8 foragidos)
CPPL 5/Itaitinga (7 foragidos)
Penitenciária de Pacatuba (28 foragidos)
TOTAL = 65 foragidos (6 recapturados)

Em menos de um mês, mais de 60 presos já fugiram de cadeias públicas e presídios cearenses

Já passa de 60 o número de presos que fugiram de presídios e cadeias públicas cearenses somente neste mês. No fim de semana, mais duas fugas ocorreram no Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde estão concentradas seis unidades carcerárias de grande porte.
Na madrugada de sábado passado (18), pelo menos, sete detentos conseguiram escapar da Casa de Privação Provisória da Liberdade Cinco (CPPL 5), onde funciona também o Centro de Execução Penal e Integração Social, unidade que ainda está em fase de construção e que tinha inauguração agendada pelo Governo para dezembro próximo. Contudo, devido à destruição de outras unidades durante a mega rebelião ocorrida nos dias 21 e 22 de maio passado, a CPPL 5 teve que abrigar, pelo menos, 500 presos.
Os presos utilizaram uma escada de aproximadamente sete metros de altura e uma corda feita artesanalmente com lençóis, conhecida como “Tereza”, para escalar o alambrado que cerca o presídio. Em seguida, eles se refugiaram no matagal e tentaram, chegar às  margens da BR-116. No entanto, patrulhas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em atuação naquele trecho da rodovia, acabaram recapturando seis dos foragidos.
Outra
Já na madrugada de domingo (19), uma fuga foi registrada na CPPL 4, também em Itaitinga. O número de presos que conseguiram escapar ainda não foi revelado pela Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), que informou a recontagem para esta segunda-feira. Boatos falam de até 30 foragidos, porém, foram confirmadas até agora, quatro fugas.
Na manhã deste domingo um preso da CPPL 3 foi encontrado morto. As suspeitas são de mais um caso de assassinato por “acerto de contas” entre os internos da unidade. O nome do preso não foi revelado. O corpo foi encaminhado para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel).
Rebelião
Na Região Norte do Estado, o clima ainda é tenso na maior unidade penitenciária daquele setor do Ceará. A Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS), passou por uma violenta rebelião na última sexta-feira (16).  Os detentos denunciaram a superlotação e praticaram atos de vandalismo. Quebraram todas as grades das celas e galerias, tocaram fogo em colchões e roupas e fizeram agentes penitenciários reféns.
O tumulto só terminou após várias horas de negociação com as autoridades e com a intervenção do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) que foi mandado de Fortaleza para Sobral em um helicóptero da Ciopaer.
Além dos presídios da Grande Fortaleza, neste mês já ocorreram fugas nas cadeias públicas das seguintes cidades, Pedra Branca, Trairi, Fortim, Limoeiro do Norte, Pindoretama. Bela Cruz e Massapé, além da Penitenciária de Pacatuba e na delegacia do 15º DP (Cidade 2000).

Primeiro torneio pela paz em Caxitoré Umirim CE.

Família Novato da localidade de Caxitoré zona rural da cidade de Umirim
á 95 km da capital cearense, Realizou sábado passado 18/06/2016/ Primeiro torneio de futebol pela paz na comunidade de Caxitoré.
A organização na pessoa de Batista Novato e família passaram para nossa equipe de repórteres Lú Guerra e Augusto Silva que estiveram presente no evento, que devido os últimos acontecimentos que houve em Caxitoré envolvendo crismes bárbaros, tiveram a iniciativa de promover esse evento no intuito de sensibilizar a população em pedir paz para nossa viziança em forma de esporte e alegria.
O torneio teve 16 equipes participando, sendo times da sede e de toda região de Umirim.
Foi um espetáculo de futebol entre as equipes participantes, onde contou ainda com o apoio dos torcedores e de lideranças políticas, como o Ex Prefeito Chiquinho do povo, Felipe Uchôa, Batista Novato, secretario de obras da cidade de Uruburetama, e empresários que foram prestigiar o evento.
Final de jogo duas equipes classificadas em busca do primeiro lugar com premiação de 300 reais para 1*(Primeiro) lugar e 200 reais para o 2* (segundo) lugar.
Parabéns para os organizadores pela grandiosa atitude em promover esse belíssimo evento com objetivo de buscar paz para todos.

Equipe campeã Vieira futebol clube 1* (Primeiro Lugar) Vice Campeã  Marquim Viana 2* (Segundo Lugar)
























Curta nossa 

terça-feira, 17 de maio de 2016

Novos detentos são probidos na Cadeia Pública de Russas

O juiz Lucas Sobreira de Barros Fonseca, em respondência pela 1ª Vara da Comarca de Russas, proibiu a entrada de novos presos na Cadeia Pública do Município, localizado a 160 Km de Fortaleza. A medida objetiva controlar a entrada de detentos, manter a ordem, a segurança e o regular funcionamento do estabelecimento prisional.
De acordo com o documento, o ingresso de qualquer detento só ocorrerá com autorização prévia, expressa e escrita de magistrado. Os pedidos de transferência para o estabelecimento prisional também deverão ser submetidos ao juiz responsável para a devida autorização.
O magistrado Lucas Sobreira prezou a carência de recursos existentes no estabelecimento penal, inclusive, por prestar a segurança dos presos e funcionários. Também levou em conta o artigo 66 da Lei Federal nº 7.210/84, o qual estabelece que cabe ao juiz da execução penal “inspecionar, mensalmente, os estabelecimentos penais, tomando providências para o adequado funcionamento e promovendo, quando for o caso, a apuração de responsabilidade”.
Com Tribunal de Justiça do Ceará

Mutirão da Justiça beneficia 382 apenados do IPPO II

Em três dias de mutirão, o projeto “Ação Concentrada: Justiça no Cárcere” concedeu 382 benefícios a presos que cumprem pena no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga. A iniciativa foi realizada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio das 2ª e 3ª Varas de Execução Penal (VEP) de Fortaleza, e da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus).
Juntas, as duas VEPs conseguiram analisar todos os processos que tramitam nas unidades judiciárias, somando um total de 739 ações revisadas. Após a análise, mais da metade dos apenados obtiveram benefício como prisão domiciliar, progressão de regime aberto, indultos, extinção da pena, saídas temporárias, livramento condicional, trabalho externo, entre outras decisões.
“Os números mostram que o resultado foi muito bom, apesar do volume de trabalho. A ação tanto deu mais celeridade aos processos como vimos que 50% dos apenados tinham direito a benefício. Um resultado desse jamais conseguiríamos ter sem uma ação concentrada, trabalhando somente dentro do Fórum. A gente pode dizer que regularizou os processos, reconheceu direitos já alcançados e promoveu a aproximação do Poder Judiciário da população carcerária”, destaca a juíza Luciana Teixeira, titular da 2ª VEP, atualmente atuando como juíza auxiliar da Vice-Presidência do TJCE.
com TJCE

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Manifestantes ocupam calçadas de lados opostos da Avenida 13 de Maio. Polícia chegou a disparar três tiros para evitar aproximação dos grupos.

Manifestantes contra e pró-Bolsanaro realizaram manifestações nesta sexta-feira (13) na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tomam parte da Avenida 13 de Maio, em Fortaleza.
Após intervenção da polícia, os dois grupos, cada um com cerca de 100 manifestantes, se dividiram e trocam xingamentos e palavras de ordem. Após tentativa de reaproximação dos lados opostos, a polícia chegou a disparar três tiros para evitar a aproximação dos manifestantes.

Um grupo que defende o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) havia realizado no início da tarde desta sexta um ato em solidariedade a um aluno da Casa de Cultura da UFC que havia sido hostilizado por comparecer à aula com uma blusa com a imagem do deputado.
Em nota, a universidade diz que "o fato está sendo devidamente apurado pela UFC, um espaço plural e democrático que respeita a diversidade de ideias e opiniões e que incentiva a convivência respeitosa entre todos os integrantes".

Um segundo grupo, que considera o deputado misógino e homofóbico, grita palavras de ordem contra Jair Bolsonaro e os estudantes que defendem o parlamentar. "A UFC dividida é só um reflexo de como está o nosso país. Não dá para admitir que pessoas que apoiam o facismo e a ditadura disseminando esse ódio gratuito na faculdade. Depois desse movimento a população vai ver o que está acontecendo", opina a estudante Karla Luena Correia, de 23 anos.

Quatro veículos da Polícia Militar e vários policiais dividem os dois grupos para evitar aproximação entre eles. A polícia afirma que os manifestantes "apresentam ânimos acirrados", mas os atos ocorrem sem conflitos.
Trânsito
O trânsito no trecho da Avenida 13 de Maio em frente à Reitoria chegou a ser bloqueado, mas flui lentamente após separação dos grupos opostos. A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) recomenda que os motoristas evitem a via, que sofre intervenções devido às missas na Igreja de Fátima.

Acidente entre caminhão e 2 carros deixa uma pessoa morta no Ceará

Uma colisão envolvendo um caminhão e dois carros de passeio deixou um homem morto e outras duas pessoas feridas nesta sexta-feira (13) em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O acidente ocorreu na rodovia BR-020, no km 410, por volta das 11h40.
Conforme a policia rodoviária federal (PRF), um caminhão colidiu em carro modelo Fiat Strada e em uma caminhonete Ranger. Por conta do acidente o caminhão tombou na via, interrompendo o fluxo de veículos. O motorista do Fiat Strada morreu após a colisão.
A vítima foi identificada como José Wilker Alencar de Almeida, de 32 anos. O homem chegou a ser socorrido em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.
Equipes da PRF foram enviadas ao local para orientar o trânsito e liberar o tráfego de veículos na rodovia.

Manifestantes incendeiam ônibus na Av. Washington Soares, em Fortaleza

Manifestantes atearam fogo em um ônibus na tarde desta sexta-feira (13) na Avenida Washington Soares, no Bairro Alagadiço Novo,  em Fortaleza. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o ataque ao veículo é uma represália ao atropelamento de um ciclista, ocorrido na avenida na quinta-feira (12).
Os manifestantes também queimaram pneus e bloquearam duas faixas da avenida, no sentido Messejana-Centro. O trânsito no local ficou comprometido por conta do ato.Conforme a PRE, manifestantes pararam o ônibus e ordenaram que os ocupantes deixassem os veículos. Em seguida, eles atearam fogo no coletivo, que ficou tomado pelas chamas.
De acordo com a PRF, a manifestação é uma represália a morte de um ciclista, que foi atropelado por um carro na noite da última quinta-feira (12), na Avenida Washington, nas proximidades do km-6. O condutor do automóvel fugiu, sem prestar socorro à vítima.
A PRF informou que equipes policiais foram enviadas ao local, mas, até a publicação desta matéria, não há informações de pessoas presas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros também foi deslocada para conter as chamas. O ônibus ficou completamente destruído.
G1 tentou entrar em contato com o O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), mas as ligações não foram atendidas.

PF prende dupla de irmãos que assaltavam agências dos Correios no Ceará

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na quarta-feira (11), uma dupla de irmãos, o homem, 37 anos, natural de Caucaia/CE, a mulher, 26 anos, natural de Rosário/MA, após assaltarem a agência dos Correios no município de Itarema, litoral oeste do estado do Ceará.
A ação policial ocorreu em uma barreira, em Forquilha/CE, com a finalidade de prender a dupla de assaltante, também suspeita de participar dos assaltos ocorridos nas agências dos Correios de Acaraú, Itapajé, Bela Cruz, Granja, Palmácia, Paraipaba e Pentecoste, desde outubro de 2015.
Os irmãos ingressavam nos estabelecimentos portando arma de fogo e rendendo os funcionários e clientes com violência.
O homem já respondeu pelo crime de roubo, em 2005. Os presos responderão por roubo qualificado,artigo 157 do Código Penal Brasileiro, com penas de 4 a 10 anos , podendo ser aumentada de 1/3 a metade, e serão investigados por outros 15 roubos contra agências dos correios. A dupla foi encaminhada à sede da Policia Federal.

Bando fortemente armados com fuzis assaltam os correios de Banabuiú durante madrugada

Cerca de sete a oito homens fortemente armados de fuzis sitiaram a cidade de Banabuiú, interior do Ceará, e explodiram a agência dos Correios 

do município, por volta das 1h desta sexta-feira, 13. A Polícia não informou a quantia levada pela quadrilha.
Moradores da região relataram à Polícia que ouviram disparos e viram a movimentação dos criminosos, que teriam utilizados motocicletas e pelo menos quatro automóveis: um Eco Sport, uma Pajero e dois Celtas. Na agência atacada, os policiais encontraram munições de Fuzil 765.
Segundo o coronel do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Ednardo Calixto, o grupo ateou fogo nos dois veículos de menor porte, com placas de Horizonte e Pacajus, em um trecho da rodovia federal BR-222, na localidade de Jurema Nova, distante 20 km de Banabuiú, para dificultar a ação dos policiais. Não houve ferido, nem reféns na ação da quadrilha.
Equipes da Polícia Militar da região se articulam em operação conjunta para prender os envolvidos no ataque aos Correios. Até o momento, ninguém foi preso